Dose Dupla #7 | Patriots Day & Stronger

1.25.2018

No dose dupla de hoje trago-vos dois filmes, que apesar de diferentes se complementam muito bem. Ambos se passam durante e após o atentado terrorista na maratona de Boston, mas têm perspectivas diferentes. Quando soube da existência dos dois quis guardar um tempinho para os ver de seguida, para assim entender melhor toda esta história e aconselho-vos a fazer o mesmo.


O filme "Patriots Day" conta-nos assim a história de todo o atentado que ocorreu durante a maratona de Boston. Estávamos em Abril de 2013, ocorria então um dos maiores eventos de Boston, a maratona da cidade. Conhecemos então no início do filme um policia, o Tommy, que após uma lesão é lhe dada uma missão não tão encorajadora, a de patrulhar a linha final da maratona. Tudo corria bem até ao momento em que duas bombas explodem mesmo no final da maratona provocando mortos e muito feridos e dando à cidade um sentimento de medo. Tommy não vai descansar até encontrar os culpados e devolver a paz à sua cidade. E eu gostei muito deste filme. Filmado como se de uma notícia ou um documentário se tratasse mostra-nos o quão aterrorizante vivênciar um atentado terrorista pode ser, e o sentimento que isso provoca nas pessoas, principalmente quando os culpados andam à solta e a polícia não consegue fazer nada para os encontrar. Ver o desenrolar desta história, ver um pouco de ambas as perspectivas, a dos polícias e a dos terroristas foi muito interessante de ver explorado neste filme. É um filme muito bem produzido, que trata muito bem todos os lados e todos os pontos de vista, não só o da cidade e da polícia, mas o dos cidadãos que sofreram na pele o atentado, como até dos terrorista. Nunca tendo em momento algum chamado o tema da religião ao barulho. Para quem quer conhecer mais um pouco sobre aquele atentado em específico, como foram realizadas todas as buscas, como o caso se desenvolveu acho que vale muito a pena ser visto, porque para além de abordar um tema muito específico, acaba por abordar um tema muito actual e internacional. Recomendo.

Já o "Stronger" é o outro lado do "Patriots Day". Neste filme conhecemos o Jeff que trabalha num supermercado e que acabou de ser deixado pelo amor da sua vida. Quando ele descobre que ela vai participar na maratona de Boston diz-lhe que estará na meta para a receber. Só que no dia da maratona acontece o inesperado e ele acaba por levar com parte da bomba e perder ambas as pernas. Esta é a história real de um Jeff e de uma Erin que acabaram por sofrer os danos de um atentado terrorista. O Jeff real depois de toda a recuperação acabou por escrever um livro sobre toda esta experiência traumática que por fim deu lugar a um filme muito bonito e emocional. Já imaginaram um dia prepararem a maior surpresa para a vossa pessoa e ser nesse dia que a vossa vida muda de pernas para o ar? O amor esse veio ao de cima, mas a recuperação foi lenta, a auto estima não veio logo e aprender a andar e a fazer tudo de novo não foi fácil. Jake Gyllenhaal e Tatiana Maslany interpretam na perfeição este casal que viu à prova um dos maiores sentimentos. O filme é bonito e emocional, mostra que a vida prega partidas, mas que com força de vontade e com o apoio de uma cidade tudo vai ao sítio e acima de tudo o filme é uma bonita homenagem ao Jeff e à Erin da vida real. Um filme que vale a pena ver. 

E vocês?
Já viram algum destes filmes?
Do qual gostaram mais?



Enviar um comentário

Latest Instagrams

© Serão no Sofá. Design by FCD.