Doc | Score: A Film Music Documentary (2016)

1.15.2018

Score é um documentário que nos fala sobre as bandas sonoras dos filmes. Um documentário que tinha que ser uma prioridade na minha vida no quesito de documentários, não fosse eu uma amante de música e de bandas sonoras. Hoje falo-vos dele.

Um olhar sobre a arte cinematográfica das bandas sonoras e dos artistas que as criam.  

Quem me conhece sabe que adoro música, a sua criação, a sua interpretação. Todas as formas de música são uma arte que deve ser vivida e interpretada por cada ouvinte. E as bandas sonoras, como grandes participantes de um filme, são isso mesmo, um meio para o espectador sentir e se conectar com a trama a que está a assistir no grande ecrã. Uma boa banda sonora pode fazer com que um filme fique conhecido para sempre, como ser a grande ruína de um filme. A banda sonora deve ser um integrante activo de um filme, deve saber quando entrar e sair, quando nos tocar, ou quando nos assustar, deve acima de tudo saber se moldar ao tipo de história que nos quer passar. Este documentário tenta assim transmitir-nos o que é uma banda sonora, o que ela significa para um filme, quando é que ela entra na produção de um filme, os passos que o compositor e o realizador dão juntos e depois claro a forma como o compositor quer dar à banda sonora do filme. Há compositores que sempre vão ficar agarrados à orquestra e às composições tradicionais. Mas também já existem grandes bandas sonoras apenas compostas e dirigidas no digital.


O filme é baseado em entrevistas com grandes compositores como Hans Zimmer, Quincy Jones, Danny Elfman, Randy Newman, e através dessas entrevistas nós vamos conhecer como é o seu processo criativo, a partir do momento em que ele é contactado para compor determinada banda sonora até à mesmo estar concluída. Quais os gatilhos que eles usam para que determinadas bandas sonoras perdurem até hoje e sempre na memória das pessoas. Perceber como a banda sonora de O Senhor dos Anéis, o ET, Piratas das Caraíbas, Harry Potter ainda são bandas sonoras que nós cantarolamos, significa que elas são muito boas e importantes nos respectivos filmes. É nostálgico e ao mesmo tempo entusiasmante ver este documentário porque este é um mundo tão rico e tão maravilhoso que só vos posso recomendar que vejam. Ouvir os depoimentos destes compositores ou ver vídeo dos John Williams a criar as suas bandas sonoras faz-me acreditar num futuro onde a música continua a ser muito importante e não só a electrónica, mas também a orquestrada, e isso é tão bom. 



E vocês? Ligam a bandas sonoras?
Já viram este documentário?

Enviar um comentário

Latest Instagrams

© Serão no Sofá. Design by FCD.