15 estreias de 2018 para ver até aos Óscares

1.08.2018

Ontem decorreu mais uma gala dos Golden Globes, um evento que desta vez ficou mais marcado pelo protesto de quase todos os presentes contra o assédio e abuso sexuais, com as estrelas vestidas de preto, do que pelos prémios em si. Como os Globos de Ouro são um evento que serve muitas vezes de guia para as futuras nomeações dos Óscares, eu achei que seria interessante compilar uma lista de filmes que estream este ano em Portugal, que estiveram nomeados pelo menos para uma categoria dos Globos e que podem ser candidatos a algum Óscar.


Um desastre de artista
Estreou 4 Janeiro
Possíveis nomeações: Melhor Filme / Melhor Actor Principal (James Franco) / Melhor Argumento adaptado
Um aspirante a ator conhece um enigmático desconhecido que dá pelo nome de Tommy Wiseau. O encontro leva o ator a um caminho absolutamente inesperado e à criação do pior filme alguma vez feito.


Jogo da alta roda
Estreou 4 Janeiro
Possíveis nomeações: Melhor Actriz Principal (Jessica Chastain) / Melhor Argumento adaptado
Molly Bloom, jovem esquiadora e antiga esperança olímpica, torna-se uma empreendedora de sucesso e alvo de uma investigação quando cria um jogo internacional de póquer com altas apostas. Entre os jogadores encontravam-se celebridades de Hollywood, estrelas do desporto, titãs do mundo dos negócios e a máfia russa. Apór ser detida pelo FBI, o seu único aliado é o advogado de defesa Charlie Jaffrey (Idris Elba), que descobre em Molly muito mais do que os tabloides tinham feito parecer.


A hora mais negra
Estreia 11 Janeiro
Possíveis nomeações: Melhor Filme / Melhor Actor Principal (Gary Oldman) / Melhor Cinematografia 
A poucos dias de se tornar primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Winston Churchill enfrenta um turbulento desafio: explorar um tratado de paz negociado com a Alemanha nazi, ou manter-se firme e lutar pelos ideais de liberdade e independência da nação.


Três cartazes à beira da estrada
Estreia 11 Janeiro
Possíveis nomeações: Melhor Filme / Melhor Director / Melhor Actriz Principal (Frances McDormand) / Melhor Actor Secundário (Sam Rockwell) / Melhor Argumento original
Depois de meses passados sem um culpado no caso de assassinato da sua filha, Mildred Hayes executa uma jogada ousada e pinta três cartazes com uma mensagem controversa dirigida a William Willoughby, o venerado chefe de polícia da cidade.


Uma mulher não chora
Estreia 18 Janeiro
Possíveis nomeações: Melhor Filme Estrangeiro
Katja viu a sua vida destroçada após a morte do marido Nuri e do filho Rocco num ataque terrorista. Os amigos e familiares tentam dar-lhe o apoio de que precisa. Mas a entorpecedora procura pelos responsáveis e as razões por detrás do atentado complicam o doloroso luto de Katja e geram feridas e dúvidas.


Chama-me pelo teu nome
Estreia 18 Janeiro
Possíveis nomeações:  Melhor Filme / Melhor Actor Principal (Timothée Chalamet) / Melhor Actor Secundário (Armie Hammer) / Melhor Argumento Adaptado
É o verão de 1983, no norte da Itália, e Elio Perlman (Timothée Chalamet), um precoce rapaz americano de 17 anos, passa os dias na villa do século XVII da sua família, a transcrever e a tocar música clássica, a ler e a fazer olhinhos à sua amiga Marzia (Esther Garrel). Um dia, chega Oliver (Armie Hammer), um encantador erudito americano que trabalha no seu doutoramento e ficará encarregado de ajudar o pai de Elio. Entre o esplendor ensolarado do cenário, Elio e Oliver descobrem a beleza embriagadora do desejo ao longo de um verão que alterará as suas vidas para sempre.

As lamas do Mississipi
Estreia 18 Janeiro
Possíveis nomeações: Melhor Actriz Secundária (Mary J. Blidge) / Melhor Canção Original (Mighty River)
Dois homens regressam da Segunda Guerra Mundial e vão trabalhar para uma quinta no Mississipi onde terão de lutar contra o racismo enquanto se ajustam à vida após a guerra.

The Post
Estreia 25 Janeiro
Possíveis nomeações: Melhor Filme / Melhor Actor Principal (Tom Hanks) / Melhor Actriz Principal (Meryl Streep) / Melhor Realizador / Melhor Banda sonora
Em junho de 1971, o New York Times, o Washington Post e outros jornais importantes nos EUA assumiram uma corajosa atitude em defesa da liberdade de expressão ao divulgarem os Pentagon Papers, que colocavam a descoberto um conjunto de segredos governamentais envolvendo quatro décadas e quatro presidentes norte-americanos. Na época, Katherine Graham (interpretada por Meryl Streep) do Washington Post, procurava ainda fortalecer a sua posição como a única mulher do país na liderança de um jornal, e Ben Bradlee (Tom Hanks), o editor da publicação, reunia esforços para reestruturar o jornal em dificuldades. Juntos, formaram uma equipa improvável e tomaram a corajosa decisão de lutar contra a tentativa sem precedentes da administração Nixon de restringir a liberdade de expressão.

Loveless
Estreia 1 Fevereiro
Possíveis nomeações: Melhor Filme estrangeiro
Um casal em processo de divórcio é forçado a unir-se para encontrar o filho que desapareceu durante uma das suas discussões.


Linha Fantasma
Estreia 1 Fevereiro
Possíveis nomeações: Melhor Actor Principal (Daniel Day Lewis)
Passado nos anos 50, "Phantom Thread" narra a vida do estilista fictício Reynolds Woodcock, o principal nome do glamour londrino dos anos 50, responsável pelo guarda-roupa de membros da Família Real, estrelas de cinema, figuras da alta sociedade, debutantes e damas com o distinto estilo da Casa Woodcock.


A forma da água
Estreia 1 Fevereiro
Possíveis nomeações:  Melhor Filme / Melhor Actriz Principal (Sally Hawkins) / Melhor Actriz Secundária (Octavia Spencer) / Melhor Actor Secundário (Richard Jenkins) / Melhor Realizador / Melhor Argumento Original / Melhor Cinematografia / Melhor Banda Sonora
Em 1963, durante o auge da Guerra Fria, Elisa (Sally Hawkins), uma solitária empregada de limpeza muda que trabalha num laboratório governamental, vê a sua vida mudar para sempre quando, com a sua colega Zelda (Otavia Spencer), descobre o resultado de uma experiência ultrasecreta: um estranho ser aquático que vive num tanque.


Todo o dinheiro do mundo
Estreia 8 Fevereiro
Possíveis nomeações: Melhor Actriz Principal (Michelle Williams) / Melhor Actor Secundário (Christopher Plummer) / Melhor Realizador
Drama sobre o rapto de John Paul Getty III e as tentativas desesperadas por parte dos pais para convencerem o avô, o magnata do petróleo John Paul Getty Sr., a pagar o resgate.


The Florida Project
Estreia 15 Fevereiro
Possíveis nomeações:  Melhor Actor Secundário (Williem Dafoe)
A história de uma precoce menina seis anos e do seu grupo de amigos numas férias de verão cheias das maravilhas da infância, possibilidades e sensações de aventura, enquanto os adultos em seu redor lutam contra tempos difíceis.


Eu, Tonya
Estreia 22 Fevereiro
Possíveis nomeações: Melhor Filme / Melhor Actriz Principal (Margot Robbie) / Melhor Actriz Secundária (Allison Janney) / Melhor Argumento Original
Retrato, por vezes absurdo, trágico e hilariante, da mulher no centro do maior escândalo de sempre na história da patinagem artística. Tonya Harding (Margot Robbie) colocou o seu futuro no desporto em risco quando se envolveu num violento ataque à sua maior rival, Nancy Kerrigan, pouco antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, em Lillehammer. 


Lady Bird
Estreia 19 Abril
Possíveis nomeações: Melhor Filme / Melhor Actriz Principal  (Saiorse Ronan) / Melhor Actriz Secundária (Laurie Metcalf) / Melhor Argumento Original
Uma jovem tenta deixar a família e a pequena cidade onde vive para ir estudar numa universidade em Nova Iorque.




Quais aqueles que despertam mais a vossa curiosidade?

2 comentários

  1. Que grande selecção...raios. 2017 foi um ano de grandes filmes, parece-me. Gostava de ver quase todos no cinema....haja tempo, dinheiro e sessões para isso. =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também quero ver a maioria delas :) Muitos filmes que parecem interessantes. bjs. Catarina

      Eliminar

Latest Instagrams

© Serão no Sofá. Design by FCD.