Serão especial #2 - Sense and sensibility (#meetingausten)

3.31.2017


Hoje, eu e a Chris trazemos o nosso segundo Serão Especial dedicado ao nosso projecto conjunto #meetingausten. Neste episódio focamo-nos no Sensibilidade e bom senso...falamos do livro, da série da BBC de 2008 e o filme de 1995. Não se esqueçam que esta é uma conversa com spoilers! Esperamos que gostem do episódio e deixem a vossa opinião.

Dose dupla #4 | Yimou Zhang

3.25.2017

Um dos blockbusters do mês de Fevereiro foi o filme The great wall (A grande muralha) do realizador Yimou Zhang. Como ainda não tive oportunidade de ver este filme (que não foi muito bem recebido) mas adoro dois dos anteriores filmes do realizador (A casa dos punhais voadores e Flores de guerra) resolvi aproveitar estas últimas semanas para ver dois dos seu filmes mais populares e hoje venho falar deles aqui no "Serão".


Yimou Zhang é um aclamado e premiado realizador que nasceu na China em 1950. Concluiu o seu curso em 1982 na Academia de filme de Beijing e pertence a um grupo de jovens realizadores chineses, denominado de "Fifth generation". Todos eles frequentaram a mesma classe nesta academia e os seus filmes foram muito visíveis nos cinemas à volta do mundo em meados dos anos 80.



O seu filme de estreia foi o filme de 1987, Red Sorghum (Milho vermelho), que ganhou o Urso de Ouro no Festival Internacional de Berlim, e desde então, o realizador já lançou mais de 15 filmes. Judou de 1990, Esposas e concubinas de 1991 e Herói de 2002 foram todos nomeados para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, e vários dos seus outros filmes já ganharam prémios nos festivais de Cannes e Veneza. Os filmes de Yimou Zhang são geralmente dramas de época que se focam principalmente na resiliência do povo chinês face às adversidades e a busca de harmonia. São também filmes que se caracterizam pela utilização de cores vibrantes e/ou a criação de um esplendor visual.

Algo curioso sobre o realizador é o facto de ele ter dirigido as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2008.


Nota:  ★★★☆ | [IMDB]
Na China ancestral, antes do surgimento do primeiro imperador, a nação divide-se em sete reinos. Qin (Daoming Chen), o soberano da província do norte, sofre constantes ameaças e tentativas de assassinato. O que mais o preocupa são três assassinos de elite, contratados por seus adversários políticos. Um dia um dos magistrados de seu reino entra no palácio carregando as armas dos assassinos, afirmando ter derrotado os três inimigos em combate após de ter passado mais de uma década estudando a técnica da espada.
Nota:  ★★★☆ | [IMDB]
Durante a dinastia Tang da China, o imperador tomou a princesa de uma província vizinha como esposa. Ela deu-lhe dois filhos e criou o seu filho mais velho. Agora o seu controle sobre o seu domínio está completo, inclusive sobre a própria família real.

A maldição da flor dourada e Herói são dois filmes populares do realizador que, apesar de terem um pano de fundo histórico, acabam por ser também filmes de acção, com direito a lutas de wire fu (kung fu com auxílio de fios).
A maldição da flor dourada é uma tragédia familiar real repleta de intrigas, traições e relações disfuncionais. Já o Herói é mais um drama épico; um mistério contado de várias perspectivas com muitas reviravoltas e com uma mensagem final provocadora (talvez aquilo que menos gostei no filme).


Em primeiro lugar, tenho de dizer que ambos os filmes são lindíssimos. A maldição da flor dourada impressiona através do seu majestoso guarda-roupa e uso abundante da cor dourada. Herói impressiona através do seu esquema de cores, que muda sempre que mudamos para um novo segmento da história. Em ambos, a direcção de arte está espectacular, as lutas são poéticas e fluidas, e a escala de produção é impressionante.


São ambos filmes intensos e dramáticos, quase que até teatrais, o que pode não agradar a muitos mas que eu aprecio. Ambos se focam também em aspectos históricos e culturais chineses. As personagens em ambos os filmes são um pouco unidimensionais mas servem o seu propósito na história e facilmente percebes as suas motivações. Ambos os filmes apresentam elencos chineses de luxo mas vou ter de destacar as interpretações de Li Gong e Yun-Fat Chow no A maldição da flor dourada, e as de o Tony Leung e Maggie Cheung no Herói


Concluindo, gostei muito de ambos os filmes e vou continuar a apostar na filmografia do realizador. Comparando os dois, tenho de dizer que me senti mais investida na história do A maldição da flor dourada mas que o Herói é uma obra de arte em termos visuais. Se tivesse de escolher um apenas para vocês verem, diria para apostarem no Herói pois a sua fotografia é inesquecível e tem também uma história interessante.

    


    




Já viram algum destes filmes ou conheciam o trabalho de Yimou Zhang?



Fontes:
- https://en.wikipedia.org/wiki/Zhang_Yimou
- http://sensesofcinema.com/2002/great-directors/zhang/
- http://content.time.com/time/specials/packages/article/0,28804,1861543_1865103_1865107,00.html

Serão no sofá #8 - Neruda (2016)

3.23.2017

Neste mês, resolvemos experimentar algo diferente e escolhemos um filme internacional, Neruda. Neste episódio, conversamos sobre este novo biopic chileno e damos a nossa opinião, com e sem spoilers. Como sempre, no ínicio do episódio, teremos o nosso segmento de Sala de cinema e, no final, temos o segmento de recomendações que desta vez é dedicado aos biopics.

Especial | Sugestão de thrillers psicológicos (parceria)

3.21.2017

De 20 a 24 de Março vai ter lugar um Especial de Thrillers Psicológicos em 5 blogues diferentes, um evento promovido pela Cláudia do A mulher que ama livros e inspirada na nossa anterior lista do podcast #7 do "Serão no sofá" (ver aqui). O objectivo é promover este género através de recomendações, em cadeia,  de livros, filmes e séries de TV. Ontem a Cláudia publicou um vídeo com o seu top literário do género (ver aqui) e hoje estamos aqui para recomendar alguns filmes.

Nós resolvemos dividir as nossas recomendações em algumas categorias. Vamos indicar alguns filmes imprescindíveis, aqueles que consideramos obrigatórios, que toda a gente já ouviu falar e que aparecem em todas as listas, e vamos indicar alguns filmes a não perder que são, na nossa opinião, filmes igualmente imprescendíveis mas provavelmente menos populares do que os da primeira categoria. Para finalizar, cada um de nós (Catarina & Joaquim) sugere 6 filmes que consideram bons thrillers psicológicos e que são menos conhecidos/apreciados.
Antes de passarmos para as listas, queremos apenas referir que a definição de "thriller psicológico" é sempre um pouco confusa e acaba por roçar muito no terror/mistério/crime. Como tal, perdoem-nos caso mencionemos algum filme que vocês não acham que deveria estar na categoria de thrillers psicológicos; alguns dos filmes apresentados encaixarão melhor nesta categoria do que outros.

Survivor 34 | Survivor Jackpot

3.18.2017


Cá estamos nós para mais uma recapitulação de um episódio de Survivor Game changers. Este foi um bom episódio, marcado essencialmente pela expansão de 2 para 3 tribos. Mesmo assim, gostamos mais do episódio de estreia; este pareceu-nos que passou a correr. Como sempre, este é um post com spoilers.

Quintas Indie | Indignation & Another year

3.16.2017

Há já algum tempo que não escrevia nada para esta rubrica e, por isso, decidi regressar com a opinião de 2 filmes indie que vi neste mês de Março. Um deles é o filme Indignation, um filme que estreou o ano passado nos USA mas que não chegou às salas de cinema portuguesas. O outro é Another year, um filme britânico de 2010 que eu já queria ver há algum tempo.

Conversas no sofá #7 - Cinema no feminino

3.14.2017

Tal como prometido, aqui está o podcast dedicado ao Cinema no feminino. No episódio de hoje, falamos um pouco sobre filmes realizados por mulheres e indicamos 12 filmes de 12 realizadoras diferentes. No início do podcast, destacamos também alguns trailers lançados no último mês. Esperamos que gostem e não se esqueçam de deixar o vosso feedback :)

Filmes no Feminino | The Fits, Queen of Katwe & The Edge of seventeen

3.12.2017

Para continuar este final de semana dedicado às mulheres no cinema, hoje trago-vos a opinião dos filmes que vi em Janeiro, Fevereiro e Março para o projecto "Filmes no Feminino" (filmes realizados por mulheres). Os três filmes escolhidos foram 3 filmes que estrearam em 2016 fora de Portugal e que eu estava interessada em ver: The Fits, Queen of Katwe & The Edge of seventeen

Survivor 34 | The Stakes Have Been Raised

3.11.2017




Aqui estamos para a recap do primeiro episódio. Como é óbvio, este post vai estar cheio de spoilers por isso...estão avisados :) Este foi um bom episódio de estreia, graças sobretudo à segunda parte que acabou por ser bem mais intensa. 


Realizadoras | 15 estreias para 2017

3.08.2017


Hoje é dia da Mulher e, como tal, achei que seria uma boa ideia celebrar esta data com uma lista de filmes que vão estrear em 2017 e que são realizados por mulheres. Escolhi filmes que estão programados para estrear este ano em Portugal e USA, e de diversos géneros. Espero que algum deles chame a vossa atenção ;)
Aproveito para anunciar também que na próxima Sexta irei falar dos 3 filmes que vi até agora para a rubrica "Filmes no Feminino" e no Domingo eu e a Chris recomendamos 12 filmes de 12 realizadoras em mais um episódio do "Conversas no sofá" . Um final de semana focado no cinema feminino :)
Aqui fica a lista dos filmes por ordem alfabética:

The shadow line (minissérie 2011)

3.07.2017

Há bastante tempo que não recomendava uma série :) A última foi recomendada pelo Joaquim em Novembro - Bron/Broen, um noir nórdico (opinião aqui). Como alguns de vocês sabem, eu gosto muito de miniséries e acabo por as preferir às séries porque, para além de serem mais curtas, eu sei que têm princípio, meio e fim (ao contrário de algumas séries que se arrastam eternamente). Hoje venho falar-vos da The shadow line, uma minisérie da BBC de 2011.

Survivor 34 | Jogo das Apostas & últimas notícias

No dia 9 de Março, à uma da manhã de Portugal, estreia "Survivor 34". Como tal, resolvemos vir falar de algumas últimas notícias importantes para esta nova temporada e trazemos também um novo jogo.

Serão no sofá #7 - Split (2017)

3.04.2017


O mês de Fevereiro foi marcado cá em Portugal por muitas estreias de filmes nomeados para os Óscares: Moonlight, Fences, Jackie, entre outros. Como não queríamos falar de nenhum destes no "Serão no Sofá", já que íamos abordá-los no "Serão ao vivo", escolhemos então o filme Split - Fragmentado, o mais recente filme de M. Night Shyamalan. Este é um filme que alguns têm apontado como o retorno do realizador aos bons filmes...será que nós concordamos? Para além de falarmos deste filme, com e sem spoilers, temos também o nosso segmento de recomendações que desta vez é dedicado aos thrillers psicológicos.

Balanço cinematográfico do mês #1

3.03.2017

Hoje trazemos uma nova rubrica aqui ao cantinho, que esperamos que se torne habitual. Como o próprio nome indica, nesta publicação vamos fazer o resumo dos filmes que vimos em Fevereiro. Falamos de quantos filmes vimos, deixamos alguns links para as opiniões disponíveis e escolhemos o nosso filme favorito do mês, a surpresa e a desilusão.

Survivor 34 | cast & fantasy draft

3.01.2017


Survivor está de volta aqui ao blogue! No ano passado, eu e o Joaquim tentamos fazer uma recapitulação de cada episódio do "Australian Survivor" no podcast, mas acabamos por não levar o projecto até ao fim devido ao formato diferente da versão australiana que acabou por se tornar cansativa e pouco prática de recapitular. No entanto, nós gostamos muito da versão americana e decidimos que vamos voltar às "recaps", mas desta vez maioritariamente em formato escrito. Sei que a maioria das pessoas que lê o "Serão no sofá" não segue o programa mas esperamos que estes posts semanais consigam levar mais pessoas a vê-lo e/ou a que pessoas que seguem o programa descubram o blogue e partilhem connosco a sua opinião.

No dia 8 de Março vai estrear na CBS a 34ª temporada de "Survivor", que vai ter a designação de "Survivor Game Changers - Mamanuca Islands". É mais uma temporada em que pessoas que já jogaram noutras temporadas vão regressar e tentar ganhar pela primeira vez (ou novamente) 1 milhão de dólares. Nós confessamos que gostamos mais das temporadas com novatos mas é engraçado ver o regresso de alguns dos nossos preferidos. Nesta publicação, vamos apresentar os concorrentes e fazer um pequeno "Survivor draft".

Latest Instagrams

© Serão no Sofá. Design by FCD.