Doc | Blackfish (2013)

8.14.2017

Tal como já referi anteriormente, uma das metas para 2017 era começar a assistir a mais documentários. Até agora, tem corrido bem e hoje venho falar-vos de um documentário que já tinha na minha lista há algum tempo e que acabei por ver recentemente - Blackfish.

De uma forma geral, eu gostei bastante deste documentário. Apresenta um retrato emocionante e sincero da situação das orcas em cativeiro, focando-se especialmente no parque aquático Sea World e no percurso problemático da maior orca em cativeiro, Tilikum. São apresentados vários relatos de ex-treinadores das orcas e imagens das várias situações perigosas, incluindo mortes humanas, que ocorreram com algumas das orcas em parques aquáticos, e estes relatos e imagens impressionam e incomodam. Há também uma peocupação muito grande em realçar que as orcas não são o problema, que estas são criaturas muito sociáveis e emotivas, mas que existem claro perigos e consequências da sua captura e reprodução em cativeiro, principalmente quando ocorre em condições totalmente inadequadas ao seu tamanho.


Contudo, este não é um documentário perfeito. Nota-se perfeitamente que existe uma "agenda" e que quem realizou o documentário apoia um dos lados da questão e, como tal, por vezes soa apenas como um ataque directo à instituição e não um alerta para os problemas do cativeiro em geral. Senti falta de mais alguns dados científicos ou comentários por parte de pessoas especializadas e não apenas dos ex-treinadores das orcas. 
De qualquer modo, acho que é um filme que impressiona e que realmente nos leva a pensar e a questionar também o nosso papel nisto tudo enquanto "clientes" destes parques aquáticos. De facto, o impacto deste documentário foi tão grande aquando do seu lançamento que os lucros do SeaWorld tiveram uma quebra de mais de 50% e ocorreram várias mudanças a nível destes espectáculos.


Concluindo, Blackfish é um documentário que vale a pena por reforçar mais uma vez que os animais pertencem é nos seus habitats naturais e por nos fazer reflectir também no papel e funcionamento dos parques aquáticos. ★★★☆☆½




E vocês? Já viram este documentário?





Enviar um comentário

Latest Instagrams

© Serão no Sofá. Design by FCD.