Cineviaggio | 5 filmes italianos a ver (desafio)

5.06.2017


No próximo mês de Junho, vou de férias a Roma :) Estou muito entusiasmada porque nunca visitei Itália e este é um país que me fascina muito pelos seus monumentos históricos e paisagens naturais. Achei então que seria engraçado começar a entrar no "espírito italiano" através da visualização de alguns filmes italianos. Como tal, seleccionei 5 filmes que gostaria de ver nas próximas 5 semanas.


Esta é uma comédia clássica italiana com um toque negro, algo que aprecio muito em filmes com humor. (ficha)
O barão Cefalú está entediado com a vida e a sua mulher, Rosalia. Ele apaixona-se pela prima Ângela quando os dois passam o verão juntos no mesmo castelo. Como o divórcio era impossível na Itália nos anos 60, ele decide matar a esposa simulando uma situação de adultério, o que o livraria da cadeia.

Já vi dois filmes de Paolo Sorrentino e gosto muito do seu estilo. Este é o seu filme mais aclamado e premiado por isso estou muito curiosa. (ficha)
Em Roma, durante o verão, o escritor Jep Gambardella reflecte sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance O Aparelho Humano, escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.

Considerado um dos melhores filmes do aclamado realizador Bernardo Bertolucci. (ficha)
Em 1938, em Roma, Marcello acaba de aceitar um trabalho para Mussollini e namora com uma bela jovem, o que faz com que ele fique cada vez mais conformista. Marcello resolve viajar a Paris na sua lua de mel e aproveita para cumprir uma missão estipulada pelos seus chefes: vigiar um professor que fugiu da Itália assim que os fascistas assumiram o poder no país.

Este filme estreou ontem em Portugal e parece ser uma comédia social bem divertida, leve e descontraída. (ficha)
Durante um jantar, um grupo de amigos decide colocar os telemóveis sobre a mesa e tornar públicas todas as chamadas e mensagens, para provar que nada têm a esconder. E a confusão começa...

Gosto muito de filmes que abordam questões sociais e dos direitos dos trabalhadores. Este é um dos filmes que aparece sempre no topo de listas do género. (ficha)
Sinegaglia é um professor desempregado que é obrigado a visitar um amigo na cidade de Turim. Ao chegar lá, ele vai ajudar na criação de um sindicato para os empregados de uma fábrica local.



Já viram algum destes filmes?
Podem contar com actualizações deste projecto nas redes sociais com a #cineviaggio







Enviar um comentário

Latest Instagrams

© Serão no Sofá. Design by FCD.