Páscoa | 5 filmes que recomendo

Amanhã é Domingo de Páscoa e, por isso, achei que seria pertinente recomendar-vos 5 filmes que considero apropriados para esta época festiva. Tentei escolher filmes bastante diversificados e, como tal, escolhi filmes com temática religiosa, musical, de fantasia e até de comédia.



BEN-HUR (1959)
Há dois mil anos, Judah Ben-Hur é um nobre Judeu da Palestina cuja heróica odisseia inclui ser escravizado pelos Romanos, uma arrojada fuga de um barco de escravos durante uma batalha, a vingança contra os seus carrascos durante uma violenta corrida de quadrigas numa arena e um fatídico encontro com Jesus Cristo.
Para mim, este filme será sempre o meu favorito para esta época. Aliás, este é um dos meus filmes favoritos de sempre. Ben-Hur foi o primeiro filme de sempre a ganhar 11 Óscares da Academia numa altura em que só existiam 12 categorias!
Apesar do filme não se focar na vida de Jesus Cristo, Ele cruza o caminho da personagem principal em dois momentos importantes da acção (assistimos no final à cena do Seu calvário e crucificação) e exerce um forte impacto em Ben-Hur. Algo curioso no filme é que nunca vemos Cristo de frente, Ele é sempre filmado de trás.
Um filme épico com um pouco de temática religiosa que recomendo muito. 


LIFE OF BRIAN (1979)

O cenário é a Judeia no ano 33 D.C., tempos de pobreza e caos, mas ricos em inúmeros messias, secundados por multidões de fiéis e Romanos exasperados a tentar impor alguma ordem. No centro da intriga está Brian Cohen (Graham Chapman), um reletante messias que ascende a eminência como resultado de uma série de circunstâncias hilariantes.Agora é criada a oportunidade para todo o grupo (John Cleese, Eric Idle, Terry Gilliam, Terry Jones, Michael Palin e Chapman) brilhar em múltiplos papéis enquanto ridicularizam tudo e todos desde os ex-leprosos, passando por Pôncio Pilatos, falsos profetas, centuriões Romanos e até a crucificação.
Para quem não tem paciência para os filmes bíblicos e quer um pouco de comédia recomendo A Vida de Brian dos Monty Python, que fazem neste filme uma sátira divertida da época de Jesus Cristo e da descrição Hollywoodesca dos episódios bíblicos. 


JESUS CHRIST SUPERSTAR (1973)
Jesus Cristo Superstar é um filme musical britânico adaptado da ópera rock de Andrew Lloyd Webber/Tim Rice de mesmo nome. O filme gira em torno do conflito entre Judas e Jesus durante a semana antes da crucificação de Jesus.
Sem dúvida que este é um dos meus filmes musicais preferidos de todos os tempos. É sem dúvida uma boa alternativa para quem quer ver um filme de temática religiosa mas não tem tempo para um filme épico e gosta de musicais. Adoro o timbre "roqueiro" do actor que interpreta Jesus Cristo e a  espectacular voz do actor que interpreta Judas.



THE CHRONICLES OF NARNIA (2005)
Quatro rapazes viajam para casa de campo de um dos seus professores para escapar aos bombardeamentos de Londres durante Segunda Guerra Mundial. Aí encontram um armário mágico que os leva a um mundo fantástico chamado Nárnia e que é controlado por uma bruxa-má. Para derrotar a bruxa têm que se juntar a Aslan, um leão-Deus, numa batalha entre o bem e o mal.
À primeira vista este filme pode não parecer um filme de Páscoa mas se pensarmos bem todos os livros (e consequentemente os filmes) das Crónicas de Nárnia têm uma forte simbologia cristã. Neste filme podemos comparar facilmente Aslan com o Messias já que, tal como Jesus Cristo, ele sacrifica-se pelos outros e ressuscita mais tarde:) É assim uma boa opção para quem quer um filme mais leve com alguma acção e fantasia.


EASTER PARADE (1948)

Quando a sua parceira de longa data abandona o Ziegfeld Follies, Don Hewes decide mostrar ao mundo que ele era a parte talentosa da dupla escolhendo uma corista qualquer para transformá-la em uma estrela dos palcos.
Um musical que conta com uma dupla muito talentosa que só contracenou junto neste filme: Judy Garland e Fred Astaire. Um musical divertido e animado que conquista pela voz de Judy Garland e pela dança de Astaire. É uma boa opção para ver na Páscoa uma vez que o desfile de Páscoa e essa época festiva são bastante importantes no desenrolar da acção:)


Aqui ficam outras sugestões de filmes com temática mais religiosa: A Paixão de Cristo (2004), A maior História de todos os Tempos (1965), A Túnica (1953), Os Dez Mandamentos (1956), A última tentação de Cristo (1988) e o Príncipe do Egipto (1998)




  
E vocês? Que filmes recomendam para a Páscoa?

Share:

0 comentários