Domingos Disney | 3 documentários que recomendo

4.09.2017

No próximo dia 12 de Abril, a Disneyland Paris festeja o seu 25º aniversário! Para assinalar esta data decidi que todos os Domingos, durante o Abril no sofá, serão Domingos Disney. O meu objectivo é recomendar-vos alguns filmes (não apenas de animação) ou falar de algumas pessoas importantes na história da companhia.
Hoje venho recomendar-vos 3 documentários que acho interessantes e relevantes para quem sente curiosidade em saber mais sobre a Disney, quer a nível do seu criador quer a nível da parte artística dos filmes.


Este documentário é um dos documentários clássicos da Disney. É um documentário biográfico sobre o Walt Disney, que se foca não apenas no homem enquanto criador da companhia mas também no seu lado familiar. É narrado por Dick Van Dyke, uma das estrelas de Mary Poppins, e recorre a várias imagens e entrevistas de arquivo. É muito interessante perceber como a Disney surgiu e ver a influência do Walt Disney na evolução da companhia ao longo dos anos. Apesar de ser uma produção da Disney, acho que o documentário consegue mostrar-nos bem as grandes virtudes do Walt Disney não deixando de se focar também nas suas falhas.
Eu considero este documentário um bom ponto de partida para quem não sabe muito sobre o homem e a companhia em geral. Sem dúvida, que no final irão admirar o Walt Disney, nem que seja pela sua energia e determinação. (ficha IMDB)


Sem dúvida que a Renaissance é a minha era preferida da Disney e a de muita gente. Esta é uma era que começou com a A Pequena Sereia e que conta com alguns dos filmes de animação mais famosos da companhia - A Bela e o Monstro, O Rei Leão, Aladdin, etc... Este documentário foca-se na década entre 1984 e 1994, uma época marcada pelo renascimento e triunfo progressivo do estúdio de animação Walt Disney, um estúdio que na altura estava a cair em desgraça.  É realizado e narrado, na maior parte, pelo produtor Don Hahn e utiliza essencialmente entrevistas de arquivo, imagens dos kits de imprensa, imagens dos filmes em andamento e vídeos pessoais filmados pelos funcionários do estúdio.
É cativante (re)conhecer as várias personalidades que estiveram envolvidas na construção destes filmes e todos os conflitos internos, jogos de poder e transformações que ocorreram na companhia nesta época. Apesar de não aprofundar todas os desacordos da altura, acaba por ser um documentário meticuloso e um a não perder se gostam desta era da Disney. (ficha IMDB)


Este é um documentário que se foca totalmente nos irmãos Robert e Richard Sherman, o duo de irmãos responsável por algumas das bandas sonoras mais icónicas dos filmes da Disney (p.e.: O livro da Selva, Mary Poppins, Winnie the Pooh, Aristogatos, etc...) e pela música "It's a Small World (After All)" que ainda hoje se ouve nos parques da Disney.
O filme foca-se essencialmente no impacto que ambos tiveram na história da Disney, no seu crescimento professional e no distanciamento que ocorreu entre eles ao longo dos anos. Este foi um documentário produzido e realizado pelos filhos de ambos e contém entrevistas aos irmãos, a elementos da família e a vários indivíduos da indústria cinematográfica. 
Recomendo este para quem gosta da música dos irmãos e/ou está interessado no lado musical dos filmes da Disney. (ficha IMDB)





Recentemente, vi este documentário na Netflix e, apesar de não se ter tornado no meu preferido, é um bom filme e acredito que também vos poderá interessar. É um documentário que se foca na carreira do animador Floyd Norman e recorre a sequências originais, a entrevistas e a filmagens de arquivo. para ilustrar a vida e carreira desta lenda da animação da Disney. Aquilo que mais me agradou no documentário foi o facto dele não se focar apenas na experiência (nem sempre positiva) de Norman na Disney, mas sim na sua experiência em vários projectos de animação. Floyd Norman tem uma energia muito positiva e é inspirador ver um documentário sobre uma pessoa que adora aquilo que faz. (ficha IMDB)



Já viram algum destes documentários? 

Que outros documentários sobre a Disney e animação me recomendam?

2 comentários

  1. Só para dizer que adoro o vosso BEDA, sempre muito original e interessante. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cláudia *_* Também estamos a gostar de acompanhar o teu VEDA!

      Eliminar

Latest Instagrams

© Serão no Sofá. Design by FCD.