Survivor 34 | The Stakes Have Been Raised




Aqui estamos para a recap do primeiro episódio. Como é óbvio, este post vai estar cheio de spoilers por isso...estão avisados :) Este foi um bom episódio de estreia, graças sobretudo à segunda parte que acabou por ser bem mais intensa. 




Esta é a primeira vez que fazemos uma recapitulação de um show de televisão por escrito. Esperemos que este formato funcione :) Claro que a publicação de hoje vai ser mais extensa do que o habitual porque foi o episódio de estreia e, ainda por cima, foi um episódio duplo. Vamos lá então...quando for a Catarina a opinar vai aparecer "[C]", quando foi o Joaquim aparece "[J]" :)




#Intro e tema naufrágio: Foi espectacular ver o Jeff dizer a sua famosa frase de introdução em cima de um barco encalhado no meio do oceano. E a produção está de parabéns por todas as cenas marítimas, a cena do ídolo de imunidade debaixo de água, o cenário do conselho tribal e cabine de votação.


# Marooning: Começamos o episódio com a famosa cena do naufrágio em que os concorrentes têm um tempo limitado para recolher o maior número de provisões e utensílios úteis para a jangada da sua equipa. A única novidade foi realmente a introdução de um pequeno twist...a primeira pessoa a nadar até uma bóia, e desatar os nós da corda ligada a ela, ganharia uma caixa repleta de utensílios de carpintaria. Claro que o Ozzy se atirou prontamente à água (já tinhamos saudades dos seus mergulhos) e ganhou a caixa para Nuku. Realmente, achamos que fez sentido a outra equipa não desperdiçar muita da sua energia porque seria muito difícil vencer o Ozzy nesta tarefa.

# Dinâmica Mana I: [J] Bem, o Tony não abordou esta nova temporada da melhor maneira pois não?  [C] Lol, não...nem por isso. Acho que ele nunca ia passar despercebido, toda a gente o via como um alvo, mas podia tentar apaziguá-los no início...não agir de forma tão frenética e deixar já todos paranóicos. Não me parece que usar os mesmos métodos que ele usou em Cagayan fosse a melhor estratégia. Ainda por cima ele era dos elementos mais fortes da equipa logo se ele se mantivesse um pouco mais calmo talvez aguentasse mais um pouco  [J] Sim, o #spybunker foi uma ideia um pouco ridícula, ainda por cima num local tão visível. Mesmo assim, acho que não foi muito fatal para ele este início louco, o pior veio mesmo na segunda parte. Nesta parte, ele proporcionou muitos momentos divertidos com a sua corrida e patético #spybunker.


#Dinâmica Nuku I: [C] Vimos a Siera a descobrir que a sua vantagem é "The Legacy advantage" e que, nesta temporada, vai poder ser utilizada em dois momentos (quando houver 13 ou 6 concorrentes em jogo); gostei desta pequena alteração...na anterior só podia ser utilizada aos 13 e acabou por se revelar uma fraca vantagem. Vamos lá ver se desta vez tem mais impacto no jogo. Vimos também a Siera a formar uma pequena aliança com o Brad e o Ozzy, o que me parece que vai ser algo importante no futuro.  [J] Não reparei nessa aliança, não sei se será importante. Acho que o destaque nesta tribo foi para a "rivalidade" Ozzy-Cirie e para o Tai a meter-se onde não deve.  [C] Ai, o Tai continua a não saber mentir :P  [J] Sim, isso foi totalmente visível no momento entre ele e a Cirie na água. Ele o é bom a articular e fala demais, mais valia estar calado do que tentar juntar as pessoas. Trama-se a si próprio e aos outros.


#Desafio imunidade I: Foi um desafio fixe. Gostamos do facto de ter sido um desafio relativamente renhido, apesar de Nuku estar sempre na frente. Mais uma vez o Zeke mostrou os seus dotes com puzzles.


#Eliminação I: [J] Basicamente seguiram a ideia de que o alvo fácil é a pessoa que as faz perder o desafio. Contudo, acho que foi basicamente o historial dela que a tramou.  [C] Sim, é como o Tony disse...ela é a ameaça mais fraca  [C] Mas aí também podiam ter eliminado a Sandra  [C] Sim, mas a Sandra é útil para algumas pessoas pois funciona como escudo. Acho que a Ciera se tramou a partir do momento em que sugeriu alvos. Foi a desculpa que precisavam para a mandar embora visto que, no fundo, não confiam nela e no seu passado. Coitadinha dela...ela estava mesmo triste quando viu que estava a ser blindsided.  [J] A Michaela é que ia estragando tudo com aquela sua atitude insuportável.  [C] Ela tem realmente de aprender a esconder melhor as suas emoções porque senão ainda se lixa...ainda por cima porque ela é a incógnita (nunca a viram jogar.)

#Dinâmica Mana II: [C] A segunda parte do episódio começou em alta...por momentos pareceu-me que a aliança Caleb/Tony/Aubry/Malcolm/Sandra ia em frente. Era uma aliança que eu acredito que iria beneficiar todos uma vez que serviam de escudos uns aos outros.  [J] Sim, por momentos vimos o Tony estratégico ao qual estamos habituados e até a Sandra parecia interessada.  [C] Até ao momento em que o Tony, sempre com energia a mais, apanha o Troyzan e a Sandra a falar a meio da noite. Realmente, as desculpas deles foram pouco convincentes mas a verdade é que ambos estavam interessados em manter o Tony.  [J] O Tony não lidou bem com a situação: ou ficava a ouvir quieto sem anunciar a sua presença ou interrogava-os calmamente para ver se as histórias batiam certo.  [C] Sim, ele foi demasiado impulsivo e paranóico e isso não caiu bem com a Sandra. Enfim, tramou-se :(


#Dinâmica Nuku II: [C] Este episódio não foi nada generoso para a Cirie...vimos ela a abordar várias pessoas no sentido de melhorar a sua posição na tribo e nenhuma delas me pareceu muito interessada em alinhar com ela.  [J] Realmente não, o Zeke gosta dela mas quer manter as suas opções em aberto, a Sandra diz que sim mas prefere que ela saia e a Debbie não quer nada com ela.  [C] Para uma pessoa que geralmente é tão persuasiva e intuitiva, a Cirie não abordou a Debbbie da melhor maneira. Esta não precisa de conselhos, a Debbie tem um ego grande que precisa sempre de ser "alimentado".  [J] É verdade. Acho também que a estratégia da Sarah de ser a "assassina silenciosa" esta temporada não lhe vai correr bem.  [C] Eu cá acho que a vai levar longe mas penso que no final a vão ver como uma vilã e não sei se a irão perdoar (não sei se ela é carismática o suficiente).  [J] Tivemos também o confronto entre J.T. e Tai por causa das galinhas. Eu acho que o Tai está a passar dos limites mas acho que o objectivo era deixar-nos com a impressão que o J.T. está a ser intolerante.


#Desafio imunidade II: [C] Eu adorei este desafio...muito semelhante a outros desafios que já vimos anteriormente mas a adição da serpente e dos remos finais foi espectacular. [J] E o final foi extremamente dramático e manteve-nos em suspense mesmo até ao fim. O Malcolm deu luta. [C] É verdade :) J.T. (cowboy) e Sierra (cowgirl) estiveram muito bem mas o Malcolm estava on fire. Quem não esteve nada bem foi a Michaela...enquanto toda a tribo apoiava o Malcolm, ela estava mais focada em estar arreliada por não ser ela a atirar [Q] A tribo Nuku esteve muito bem...trabalharam em equipa e o Brad mostrou toda a sua força de ex-jogador profissional ao ficar na base da serpente.  [C] Foi engraçado ver a Cirie super entusiasmada quando Nuku estava à frente...ela sabia que estava em perigo se perdessem.


#Eliminação II: [C] Bem, não esperava que este confronto entre gigantes surgisse tão cedo e confesso que fiquei espantada com o resultado final. Apesar da edição apontar para uma divisão da tribo, a maioria acabou por preferir a Sandra ao Tony. Sinceramente, acho que tudo se resumiu à capacidade de persuasão da Sandra, ao Tony ser mais ameaçador e toda a gente estar a ficar um pouco desconfortável com o seu comportamento paranóico.  [J] Mesmo assim, não compreendo porque o Malcolm, Aubry e Caleb alinharam. Não faz sentido.  [C] Eu acho que eles deviam ter noção que as tribos se iam separar dentro de pouco tempo (é o que tem acontecido nas últimas temporadas) e acharam que esta seria a altura perfeita para se livrarem do Tony pois a sua força física seria mais imprescindível quando chegassem às tribos de 6, mais pequenas.  Por outro lado, a Sandra vai ter dificuldade em se safar na próxima etapa do jogo. Suponho que eles acharam que não valia a pena ir muito contra a maré por causa do Tony.  [J] Sim, mas acho que aquela troca de palavras no conselho tribal entre a Sandra e o Tony vai prejudicá-la muito...as pessoas agora têm a certeza que ela é perigosa e demasiado emotiva.





   




[C] Bem, perdi 2 elementos (últimas escolhas) da minha "fantasy team"...Confesso que não sou a maior adepta da Ciera logo não fiquei triste por a ver sair, já o Tony fiquei. Estava a espera que ele desse mais luta e que se focasse mais na parte estratégica do que na parte do espectáculo. Ele precisa de abordar o jogo com um pouco mais de calma.  [J] Preferia que tivesse saído a Sandra em vez do Tony mas ela acabou por lidar melhor com a situação.



Jeff Varner: Ficamos surpreendidos por ninguém ter visto o Varner como um alvo. Ele mostrou em ambos os desafios que não é um elemento forte e não vem com a melhor reputação da última temporada em que jogou. Mesmo assim, parecia estar sempre metido em todas as conversas, ter uma ligação com toda a gente e continua carismático como sempre. Achamos que o Varner vai no bom caminho. 
Michaela: Dá para perceber que ela sabe que precisa de ser sociável e controlar as suas emoções...mas é mais fácil falar do que colocar as ideias em prática. Todos os colegas já a vêm como uma pessoa super instável e facilmente irritável. Ela precisa de esconder melhor o que sente porque no futuro pode ser vista como uma pessoa em quem não podem confiar pois não consegue guardar segredos.
Sandra: Ela mostrou que se sabe mover, sabe manipular as pessoas e desviar as atenções dela quando necessário. É fantástico ela ser das pessoas mais fracas da tribo e mesmo assim ter-se aguentado. Achamos que infelizmente ela continua a ser um pouco impulsiva e "loud" demais e que o futuro vai ser complicado para ela.



No próximo episódio, vamos passar para 3 equipas de 6 logo não dá para especular muito. A única equipa que deu para ver na preview foi a tribo azul que vai ser constituída pelo J.T., Malcolm, Aubry, Varner, Sandra e Michaela. Se nos guiarmos pelas divisões criadas pelas antigas tribos, o J.T. está em perigo uma vez que ele é o único Nuku. No entanto, uma vez que a equipa tem as duas pessoas mais fracas em competição - Sandra e Varner - eles podem decidir que é importante manter o J.T. e escolher um deles como alvo. Também achamos que a Aubry pode estar em perigo uma vez que não nos parece que tenha feito ligações muito fortes na sua tribo original e é considerada uma ameaça estratégica. Caso esta tribo vá a conselho tribal, não nos parece que o Malcolm e a Michaela estejam em perigo.



  • [C]: 17 (sobreviveram episódio) + 20 (vencedores imunidade grupo) + 5 (vencedores recompensa grupo) - 3 (blindside Ciera) + 2 (jogador com mais confessionários) = 41
  • [J]: 20 (sobreviveram episódio + 20 (vencedores imunidade grupo)  + 5 (vencedores recompensa grupo) + 4 (jogador do episódio) = 49
Jogo das apostas:
  • [C]: 3 pontos (Ciera 1ª a sair) e 2 pontos (Tony com mais confessionários estreia) = 5
  • [J]: 3 pontos (Ciera 1ª a sair) = 3






E vocês? Que acharam do episódio de estreia? Quem vos surpreendeu ou conquistou?

Share:

0 comentários