Cineclássicos | Chinatown (1974)

1.19.2017



Para o cineclássico de Janeiro, resolvi trazer-vos a opinião de um filme que vi para o projecto conjunto que tenho com a Chris - Pipocas | Óscares | Acção. Chinatown foi nomeado para Óscar de Melhor filme de 1975 e perdeu para o aclamado Padrinho II. Foi nomeado também para mais 10 Óscares, incluindo o de Melhor Argumento Original que acabou por vencer.
Los Angeles, 1937. O detective particular J.J. Gittes (Jack Nicholson) recebe a visita de uma mulher que acredita que o seu marido, engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia, tem uma amante. Gittes logo descobre que a mulher era uma farsa e encontra a verdadeira Evelyn Mulwray (Faye Dunaway), filha de Noah Cross (John Huston), um dos homens mais poderosos da cidade. O engenheiro aparece morto e Gittes, envolvido com Evelyn, vê-se no meio de um perigoso jogo de poder, com muitos segredos e mistérios.
Eu gosto bastante de filmes noir logo estava bastante entusiasmada para ver um dos neo-noir mais aclamados de sempre. Apesar, de não ter atingido as minhas expectativas, foi um filme que gostei de ver.

Um dos pontos fortes deste filme é, sem dúvida, o seu argumento uma vez que a história que nos é contada está repleta de mistério, reviravoltas, traições e mentiras. É um filme bastante atmosférico, negro e sombrio que se foca na corrupção e jogos de poder em L.A. dos anos 30.
As interpretações de Faye Dunaway e Jack Nicholson são bastante boas mas confesso que não sou a maior fã dos dois actores e estes acabam por nunca me arrebatar totalmente com os seus papéis.
Por fim, quero também destacar os cenários e guarda-roupa bastante fiéis à época histórica e a soberba banda sonora de Jerry Goldsmith.
 
Quanto aos pontos negativos, tenho de apontar que no último terço do filme, este se tornou cansativo e repetitivo demais e o desfecho final foi anti-climático e acabou por não me impressionar.
Também não gostei especialmente de Chinatown não assumir um papel mais importante na história, funcionando basicamente só como uma metáfora.



Perdoem-me esta opinião tão curta mas a verdade é que este filme não me cativou e arrebatou como eu estava à espera, apesar de conseguir reconhecer a sua qualidade. De qualquer modo, é um bom filme que recomendo, especialmente se são fãs de filmes noir.



Podem ver a opinião da Chris aqui!


FICHA TÉCNICA:
🎥 Realizador: Roman Polanski
🎬 Jack Nicholson, Faye Dunaway, John Huston
📼 2h10m; Drama/Mistério/Thriller
★★★☆☆½ 

 

1 comentário

Latest Instagrams

© Serão no Sofá. Design by FCD.