O menino e o mundo (2013) & A História de um urso (curta 2014)

8.31.2016

Hoje trago-vos a opinião de um filme de animação e de uma curta de animação, ambos nomeados para os Óscares de 2016. Vamos começar pelo filme nomeado :)

Serão no sofá #1 - Me before you (2016)

8.29.2016


Hoje trazemos a primeira participação da nossa mais recente membro da equipa, Chris! 
Eu (Cat) e a Chris vamos passar a ter um podcast mensal onde vamos falar essencialmente das notícias do mês e partilhar a nossa opinião, com spoilers, de uma das estreias cinematográficas mensais. Para Agosto escolhemos ver o filme Me before you (pt: Viver depois de ti).


Espero que gostem da ideia! Este foi o nosso primeiro podcast conjunto, gravado à distância, por isso peço que nos desculpem pelo áudio (que vamos tentar melhorar) e pelos erros causados pelo nervosismo. Com o tempo iremos melhorar ;)

Australian Survivor | Recap semana 1

8.27.2016


Hoje trazemos o nosso podcast com a recapitulação do primeiro e segundo episódio desta nova edição do Australian Survivor. Foram episódios muito bons e que nos deixaram entusiasmados para esta temporada. Como é óbvio este episódio e post contêm spoilers.

Cineclássicos | Stage door (1937)

8.25.2016

Recentemente, vi o musical Top Hat, o meu primeiro filme de Ginger Rogers e Fred Astaire, e apesar de não ter adorado o filme, fiquei muito impressionada com a Ginger Rogers. Como tal, resolvi pesquisar na minha lista de filmes a ver se tinha mais algum com ela. Acabei por escolher este, Stage door, sobretudo pelo seu elenco, e tenho de vos dizer que esta escolha acabou por ser uma agradável surpresa.


Islândia | Hrútar/Rams (2015)

8.23.2016

Esta é a primeira publicação da rubrica "À volta do mundo" que tem como objectivo falar de filmes não americanos. Começamos por um filme islandês do ano passado que estreia esta semana em Portugal.
Num vale isolado na Islândia, dois irmãos que não falam um com o outro há quarenta anos vão ter de se unir para salvar o seu bem mais precioso: os seus carneiros.
Quem diria que nos iríamos importar tanto com um bando de carneiros? É verdade, é impossível não sentir simpatia por estas personagens e os seus animais. 
Este é um filme que decorre numa pequena localidade isolada na Islândia onde os seus habitantes vivem essencialmente da criação de carneiros. Os protagonistas do filme são dois irmãos, Gummi e Kiddi, que vivem em terrenos adjacentes mas que não se falam há mais de 40 anos. No entanto, o estilo de vida destes irmãos vai ser ameaçado quando surge a suspeita de que os carneiros da zona estão infectados com uma doença mortal.



Este foi um filme surpreendente e diferente do que nós estamos habituados. É um filme com muito pouco diálogo, em que a história e emoções das personagens são transmitidas essencialmente através da linguagem corporal e expressões faciais. Como tal, é um filme que vive muito das prestações dos actores e, felizmente, estas são muito boas.

Hrútar mostra-nos o estilo de vida tradicional nas zonas remotas da Islândia onde o tempo e a Natureza são duras e onde apenas os carneiros e pessoas duras conseguem sobreviver. As paisagens são lindíssimas e a cinematografia é também excelente.





Existem momentos com humor ao longo do filme mas este é essencialmente um drama sobre dois homens que não se conseguem adaptar a um mundo em mudança. O final é triste, emotivo e inesperado.

Recomendamos este filme a quem gosta de filmes melancólicos, simples mas envolventes ao mesmo tempo.



FICHA TÉCNICA:
🎥 Realizador: Grímur Hákonarson
🎬 Sigurour Sigurjónsson, Theodór Júlíusson 
📼 1h33m; Drama 
♥ 7,3/10





Australian Survivor | cast & previsões

8.21.2016


Eu (Catarina) e o Joaquim somos grandes fãs do show Survivor. Acompanhamos sempre a edição americana e gostamos de ouvir os podcasts que debatem o que acontece em cada episódio. 
Hoje estreia a versão australiana do programa e nós decidimos que íamos também acompanhar esta edição. Decidimos também que íamos tentar gravar ao longo do programa uns episódios de podcast com as nossas opiniões e previsões. Para primeiro episódio decidimos falar dos concorrentes, avaliar um pouco as suas probabilidades tendo em conta o perfil disponibilizado pela estação televisiva e fazer as nossas apostas quanto ao possível vencedor desta edição.


The night manager (minissérie 2016)

8.20.2016

The Night manager (pt: O gerente da noite) foi uma minisérie que me chamou a atenção assim que sairam os primeiros anúncios, especialmente devido ao seu elenco. Apesar de ter estreado em Junho na televisão portuguesa, só consegui assistir aos episódios no passado mês de Julho e confesso que foi uma minisérie que acabou por me desiludir.

Avril et le monde truqué (2015)

8.18.2016

Avril et le monde truqué (en: April and the extraordinary world) é um filme de animação francês/belga/canadiano que estreou no final do ano passado na Bélgica e França. Infelizmente, ainda não foi lançado em Portugal [sai em Outubro].
Em 1941, a França, ainda em um estado atrasado de desenvolvimento, presa ao século dezanove, é governada por Napoleão V. Durante um período de 70 anos, uma coisa peculiar vem acontecendo: cientistas franceses desaparecem misteriosamente sem que ninguém saiba por qual motivo. As coisas mudam quando os pais de Avril (Marion Cotillard), dois cientistas, somem e a filha decide ir à procura dos dois.

30 anos, 30 filmes | The gift (2015)

8.16.2016

30 anos, 30 filmes é um desafio cinematográfico que eu e o Joaquim temos em conjunto, que começou no fim do ano passado, e que tem como objectivo vermos 30 filmes, um por cada ano da nossa vida. Podem encontrar a lista aqui. Recentemente, vimos o thriller The Gift  (Um presente do passado), lançado em 2015, e foi uma agradável surpresa.

Simon (Jason Bateman) e Robyn (Rebecca Hall) são um jovem casal cuja vida corre como planeado, até que Simon encontra casualmente um antigo colega do liceu, Gordon (Joel Edgerton) e esse acontecimento vai transformar o mundo deste casal num caos angustiante.

BoJack Horseman: a minha série favorita de Julho

8.14.2016

BoJack Horseman é uma série de animação para adultos que faz lembrar Californication.

BoJack é um álcoolico que ficou famoso e rico por um papel televisivo que desempenhou nos anos 90. Agora encontra-se numa crise de meia-idade e à procura de um rumo que tenha algum significado, sendo que se vê envolto na vida que Hollywood lhe proporciona: álcool, drogas, sexo e dinheiro fácil.



Rogue One: A Star Wars Story (2016)

8.12.2016


Ontem saiu o primeiro trailer oficial de Rogue one, o mais recente filme de Star Wars. Apesar de não ser uma fã acérrima da saga, gosto bastante dos filmes originais (e até das prequelas) e, apesar dos seus defeitos, diverti-me com o Star Wars - The force awakens. Como tal, estou interessada em ver mais um filme do franchise, que desta vez vai incidir no grupo de rebeldes responsáveis por roubar os planos da Death star.

Quintas Indie | Take shelter (2011)

8.11.2016

Take Shelter (O Abrigo em Portugal), segundo filme realizado por Jeff Nichols, foi lançado em 2011. É também o segundo filme que vejo do realizador e, desta vez, não me desiludiu.
Curtis (Michael Shannon) é um homem grato pelo que a vida lhe reservou: casou com a mulher que ama (Jessica Chastain), tem um emprego razoável e uma filha que, apesar da sua surdez, é uma criança alegre e cheia de vida. Tudo se altera quando, sem razão que o justifique, começa a ter um pesadelo recorrente onde uma tempestade cataclísmica destrói tudo à sua volta. 

Moana (2016) | Olympics TV Spot

8.10.2016


Ontem saiu mais um teaser do próximo filme de animação da Disney - Moana. Este filme vai contar a história da jovem aventureira Moana que decide navegar numa missão ousada para encontrar uma ilha encantada. Na sua viagem, vai contar com a ajuda do semideus Maui.


Hacksaw ridge (2016)

8.03.2016

O trailer que quero destacar nesta semana é Hacksaw ridge, um filme que marca o regresso de Mel Gibson à realização. Este é um filme que decorre na II Guerra Mundial e que conta a história de um soldado que quer cumprir o seu dever mas que não quer combater.
Conta com as interpretações de Andrew Garfield, Vince Vaughn, Sam Worthington e Hugo Weaving.



Estou muito curiosa para ver este filme por ter o Mel Gibson como realizador. Braveheart é um dos meus filmes preferidos de sempre e desde 2006 que, infelizmente, não temos nenhum filme realizado pelo actor.
A estreia está marcada para Novembro deste ano.

Quintas Indie | King Jack (2015)


King Jack é a estreia do realizador Felix Thompson nas longas metragens e começa, sem dúvida, com o pé direito.

Dose dupla #1 | Ray Harryhausen

Hoje trago-vos o primeiro post do que espero que venha a ser uma rubrica regular aqui no blogue. "Dose dupla"  tem como objectivo a abordagem de dois filmes que eu tenha visto recentemente de um determinado actor, realizador, tema ou de outra pessoa ligada ao mundo do cinema. Eu quero aproveitar esta rubrica para aprofundar os meus conhecimentos do cinema clássico ou estrangeiro e colmatar algumas das minhas falhas cinematográficas.
Para a estreia, resolvi começar por uma lenda na área da animação e efeitos especiais: Ray Harryhausen. Os filmes escolhidos foram "A sétima viagem de Sinbad" e "Os argonautas".

Apresentação



Nós adoramos um bom serão passado no sofá a ver filmes e séries de TV, de preferência com um café ou um chocolate quente à mistura. Resolvemos começar a partilhar as nossas opiniões e divagações sobre aquilo que vemos no sofá bem como conversas sobre outros temas associados ao mundo dos filmes e televisão.

Fiquem por aí...




Latest Instagrams

© Serão no Sofá. Design by FCD.