XMASMOVIETIME | Filmes que combinam com os dias frios

Hoje é a minha vez de vir recomendar alguns filmes para a maratona #xmasmovietime, mas desta vez para a categoria "filmes que combinam na perfeição com dias frios". Aqui ficam 7 filmes de diversos géneros e anos. 



Carol (2015) estreou este ano em Portugal e conta-nos a história do romance entre uma aspirante a fotógrafa (Rooney Mara) e uma dona-de-casa mais velha (Cate Blanchett) em Nova Iorque dos anos 50. O filme decorre no Inverno e Nova Iorque está repleta de neve. Visualmente, este filme é lindíssimo e todo o guarda-roupa e cenários conferem um encantamento especial ao filme. É um filme calmo e subtil que nos mostra uma relação proibida nos anos 50. Vale sobretudo pelas interpretações.
«Trailer aqui | Ficha aqui»

Doze meses (1980) é um filme de animação japonês que vou recomendar porque gosto muito da história mas também tenho de mencionar que a minha opinião é bastante marcada por sentimentos de nostalgia pois este é um filme que vi muitas vezes no Inverno quando era pequena. Conta-nos a história da Ana, uma menina orfã que vive com a madrasta e meia-irmã, que é enviada por estas para a floresta em pleno Inverno para encontrar uma flor. Tudo porque a jovem rainha quer esta flor para o dia do Ano Novo e em troca oferece uma recompensa. O filme funciona quase como um conto de fadas e acaba por ter uma história original e uma personagem principal fofa. Vale a pena também pela personagem da jovem rainha.
«Ficha aqui»

Eddie, a águia (2016) é uma comédia biográfica sobre Eddie Edwards, um esquiador britânico que em 1988 foi o primeiro representante do Reino Unido nos Jogos Olímpicos de Inverno. Vi este filme este ano e gostei bastante. É um feel good movie que nos emociona e nos deixa com um sorriso na cara no seu final. Vale também a pena pela sua banda sonora e química entre Hugh Jackman e Taron Egerton.
«Trailer aqui | Ficha aqui»

Presas brancas (1991) é outro favorito de infância. Este filme é a adaptação do livro com o mesmo nome do escritor Jack London. A história decorre no Alaska, no auge do período da corrida ao ouro, e foca-se na relação entre um cão-lobo e um jovem explorador (Ethan Hawke). É um bom filme familiar de aventura que entretém bastante. As paisagens são bastante bonitas e, apesar da boa interpretação do jovem Ethan Hawke, a verdadeira estrela é o cão :)
«Ficha aqui»

Snowpiercer (2013) é um filme de ficção científica  que decorre num futuro distante em que uma experiência científica para mudar o clima mata toda a população do planeta, excepto os passageiros do comboio Snowpiercer. Neste comboio, que viaja continuamente à volta do mundo, temos uma divisão de classes - trabalhadores na parte detrás e ricos na dianteira. Este é um filme de ficção científica que consegue misturar com sucesso várias cenas de acção e uma premissa inteligente e original. Chris Evans é um bom protagonista e a atmosfera pós-apocalíptica presente é negra e surreal.
«Trailer aqui | Ficha aqui»

Doutor Zhivago (1965) é um clássico do cinema que quase que dispensa apresentações. Baseado no livro com o mesmo nome, decore na Rússia e conta-nos a história de Yuri, um médico aristocrata que se apaixona por Lara, a mulher de um activista político. Apesar de ser um filme historicamente interessante, este é essencialmente um filme sobre o romance atribulado entre a Lara e o Yuri. As paisagens de Inverno são maravilhosas e a banda sonora é espectacular. Não irá agradar a todos pois é um filme longo e algo lento mas eu adoro-o ver nesta altura do ano.
«Ficha aqui»

Despojos de Inverno (2010) foi o primeiro filme que vi com a Jennifer Lawrence e continuo a achar que é uma das suas melhores interpretações. Este conta-nos a história da Ree, uma rapariga de 17 anos que vive nas montanhas Ozark, no estado norte-americano do Missouri. Esta é o único apoio dos seus irmãos pequenos pois a sua mãe está incapacitada devido a uma depressão e o seu pai é um traficante de drogas. Quando o seu pai desaparece sem deixar rasto ,ela tem de ir à sua procura para não perder a casa onde vivem. Este é um filme que conquista pela sua atmosfera fria, sombria e melancólica. Vale também pela tensão e mistério mas, sobretudo, pelas interpretações.
«Trailer aqui | Ficha aqui»



Já viram algum destes filmes?
Quais são as vossas recomendações?

Share:

4 comentários

  1. Olá Catarina,

    É óbvio que ainda não vi nenhum!
    "Carol", "Twelve months" e "Winter's bone" são os que seguem já para a minha lista.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes deles quando os vires :) Bjs

      Eliminar