XMASMOVIETIME | Filmes ligados à quadra natalícia

Hoje venho sugerir alguns filmes que decorrem no Natal ou que, de algum modo, acabam por nos fazer lembrar a quadra natalícia. Aqui ficam 7 filmes de diversos géneros e anos. 

Para quem gosta do lado mais religioso do Natal, sugiro para esta época o filme O Nascimento de Cristo (ficha técnica aqui). Este é um filme bíblico que se foca no período em que Maria e José se conheceram, casaram e viajaram até Belém onde Maria acabou por dar à luz. É um filme tradicional que conta a história que conhecemos de uma forma relativamente mais realística. Gosto essencialmente da forma como a relação entre José e Maria é apresentada no filme e das suas interpretações. Oscar Isaac é sempre um ponto a favor de um filme :)

Tecnicamente, este filme não é totalmente um filme natalício uma vez que só uma pequena parte decorre nesta época. No entanto, tenho de sugerir este musical uma vez que tem uma das canções natalícias mais famosas de sempre na belíssima voz da Judy Garland ("Have yourself a Merry Little Christmas"). O filme decorre durante o ano precedente à Feira Mundial de St. Louis em 1904 e foca-se nas quatro filhas da família Smith (ficha técnica aqui). Apesar de este não ser um dos meus musicais favoritos de sempre, é um filme leve, divertido e doce. Visualmente, é um filme lindíssimo e muito colorido, e apresenta também alguns bons números musicais.

Em Bruges decorre no Natal mas não é um filme muito natalício :) É uma fantástica comédia negra que conquista pelo seu humor e pelo desenvolvimento das personagens ao longo do filme. Além disso, as interpretações são excelentes e a cidade de Bruges funciona como o pano de fundo perfeito para o enredo. O filme conta-nos a história de dois assassinos (Colin Farrell e Brendan Gleeson) que são enviados à cidade de Bruges pelo seu patrão (Ralph Fiennes) para descansarem após um trabalho difícil. Um deles ainda está assustado com a carnificina de seu trabalho anterior, o que faz com que deteste tudo em Bruges, mas o outro fica cada vez mais apaixonado pela calma e beleza da cidade (ficha técnica aqui).

Claro que tinha de vos recomendar um clássico! Sem dúvida que um dos melhores é o filme It's a wonderful life mas este é sempre o mais falado nestas listas. Como tal, recomendo-vos o filme The bishop's wife que conta com Cary Grant e a Loretta Young e conta a história de um anjo que, sob a forma humana, entra na vida de um bispo para ajudá-lo a construir a sua nova catedral e reparar o seu casamento (ficha técnica aqui). É um filme simples e leve mas cuja atmosfera e mensagens denotam um verdadeiro espírito natalício.

Acredito que a maioria de vocês já tenha visto O Amor não tira férias (ficha técnica aqui) mas vou recomendá-lo na mesma porque acho que é uma boa alternativa romântica ao típico Love actually. Conta a história de duas mulheres, uma americana (Cameron Diaz) e uma britânica (Kate Winslet), que decidem trocar de casa durante a época natalícia e após problemas amorosos. Num novo país, cada uma delas vai encontrar um novo amor. Este filme é uma comédia romântica ternurenta, sem ser demasiado doce, com uma premissa interessante e boas interpretações.

Natal é sinónimo de reunião de família e, inevitavelmente, de confusões e brigas familiares. Como tal, recomendo um filme em que a família protagonista não é uma excepção (ficha técnica aqui). Aliás, eles são ainda mais conflituosos do que a maioria :) No Natal de 1183, o Rei Henrique II da Inglaterra (Peter O'Toole) promove uma reunião de família com seus três filhos e até mesmo com a Rainha Eleanor da Aquitânia (Katharine Hepburn), de quem ele está separado há vários anos.Este encontro serve para decidir quem o sucederá no trono mas, enquanto ele prefere o filho mais novo, a Rainha deseja que o mais velho herde o poder. O diálogo neste filme é excelente e as interpretações fantásticas. Se gostam de filmes históricos e de famílias disfuncionais, não deixem de ver este filme.

O conto Cântico de Natal de Dickens é um clássico de Natal e são inúmeras as suas adaptações cinematográficas. Como tal, resolvi recomendar-vos uma das minhas preferidas: a versão dos Marretas (ficha técnica aqui). Vale a pena ver as famosas personagens dos Marretas em papéis bem conhecidos do conto e o filme em si é divertido, doce, sentimental e extremamente natalício.



Já viram algum destes filmes?
Quais são as vossas recomendações natalícias?








Share:

0 comentários