XMASMOVIETIME | Filmes de contos de fadas

Mais um post para a maratona #xmasmovietime, que já se aproxima do fim. Hoje recomendo alguns filmes de contos de fadas. Deixem-se envolver pela magia :)


Para além da adaptação da Disney, este é o meu filme preferido da história do Peter Pan. Adoro a música, o enredo relativamente fiel ao livro original, a atmosfera mágica e o desenvolvimento das várias personagens. No entanto, o melhor do filme é a relação e química entre o Peter Pan e a Wendy. Super queridos :)

Para sempre Cinderela é também uma das minhas adaptações preferidas da hsitória da Cinderela e, talvez, uma das visões mais contemporâneas do conto apesar de decorrer em França no séc. XVI. A Cinderela de Drew Barrymore é inteligente, divertida e forte e o filme é leve, divertido e doce. O guarda-roupa e os cenários são também um dos pontos fortes do filme. Temos também direito a Leonardo da Vinci no filme, apesar de não ser historicamente correcto ;)


Claro que não podia deixar de sugerir o filme Labirinto no ano da triste morte de David Bowie. Este conta-nos a história de Sarah, uma adolescente com uma imaginação ativa, que convoca os Goblins do seu livro favorito, "Labyrinth", para levar o seu irmão bebé pois está farta de fazer de babysitter. Quando Toby realmente desaparece, Sarah, arrependida, vai segui-lo para o mundo do conto de fadas para o resgatar do Rei Goblin! Vale a pena ver este filme pelo mundo mágico apresentado no filme mas, especialmente, pelas várias músicas cantadas por David Bowie.

O Lago dos cisnes é  um dos meus ballets preferidos e este foi escrito com base em contos tradicionais russos. Este anime de 1981 é a minha adaptação preferida do bailado para filme e é um dos meus filmes preferidos de infância:) Está bastante fiel à história original e, mais importante ainda, usa as várias peças musicais lindíssimas compostas por Tchaikovsky para o bailado. A história é emotiva, trágica e romântica, e é pontuada por breves momentos de humor conferidos por um casal de esquilos que ajuda a princesa Odette.

A princesa com pele de burro é um filme francês que conta a história de uma princesa que é ajudada pela fada madrinha a fugir do pai que deseja casar com ela. Para se disfarçar e passar por uma pessoa do povo, a princesa usa a pele de um burro. Este é um musical realizado por Jacques Demy e, como tal, é um filme extremamente colorido, com uma estética original e um magnífico guarda-roupa. A história é bastante fiel ao conto original de Perrault, o que significa que possui magia e alguns elementos/pormenores mais loucos, típicos dos contos de fadas.

Os sapatos vermelhos é um filme musical/bailado baseado num conto de Hans Christian Andersen que me conquistou este ano. Conta a história de uma jovem dançarina de balett que está dividida entre o homem que ama e sua perseguição para se tornar uma prima bailarina. Apesar de o enredo ser simples e um pouco melodramático, o filme consegue combinar na perfeição dança, música, fantasia e romance. A cinematografia é lindíssima e acho que até quem não adora ballet deve gostar do filme.

Lista completa aqui


E vocês? Quais os vossos contos de fadas preferidos?

Share:

0 comentários