Sextas Spooky | Black Christmas (1974)

Nem toda a gente gosta do espírito Natalício ou de ver filmes mais alegres e ternurentos nesta época do ano. Por isso, resolvi trazer-vos a opinião de um filme de terror canadiano que decorre na quadra natalícia e que surgiu 4 anos antes do famoso Halloween.
Durante a pausa de Natal, as jovens de uma fraternidade preparam-se para voltar para suas famílias e, antes do seu regresso, decidem fazer uma festa. Durante a reunião, os adolescentes recebem ligações estranhas de um anónimo, que faz sons assustadores, vozes diferentes e usa frases obscenas. Mais tarde, uma das raparigas desaparece.

Férias Assombradas é um clássico mais esquecido dos filmes de terror mas um que eu acho que vale a pena ver, especialmente se gostam de filmes slasher. Em primeiro lugar, o ambiente é um dos pontos fortes do filme. Para além de decorrer na quadra natalícia em que o espírito de festa vai contrastar bem com o ambiente de terror, a fraternidade em si proporciona um bom meio para os desaparecimentos/mortes não serem descobertos imediatamente o que torna tudo mais interessante.


Infelizmente, e apesar das personagens não serem bem as típicas dos filmes de terror (a rapariga virgem não é a nossa heroína), acabei por não adorar nenhuma. Aliás, existem duas personagens que são, por vezes, um pouco irritantes. No entanto, tenho de admitir que é refrescante ver um detective competente neste tipo de filmes. As interpretações em si são sólidas mas não espectaculares. 


Este é um filme que, apesar de ter um enredo relativamente simples e de não ser muito assustador, consegue entreter e conquistar, sobretudo, pelo seu final. Gostei bastante da tensão presente nos momentos finais e do facto da identidade do assassino não ser previsível.



Concluindo, se quiserem um "Scary Christmas" não deixem de assistir a este filme na quadra natalícia. Pelos vistos, existe um remake de 2006 mas é preferível optarem pelo clássico original. 



FICHA TÉCNICA:
🎥 Realizador: Bob Clark 
🎬 Olivia HusseyKeir DulleaMargot Kidder  
📼 1h38m; Horror/Mistério/Thriller
♥ 6,7/10








Share:

0 comentários