Tout en haute du monde (2015)

Tout en haute du monde (inglês: Long way north) é um filme francês/dinamarquês que estreou este ano em diversos países, tais como, França, EUA, UK, Espanha, etc..Este é um filme de animação indie e a estreia de Rémi Chayé, ilustrador e artista de animação, enquanto realizador.
Sasha, uma jovem aristocrata russa, sempre foi fascinada pelas aventuras do seu avô: um prestigiado explorador que não regressou da sua última expedição ao Pólo Norte. Para salvar a honra da sua família, Sasha foge e aventura-se a ir em direcção ao Norte, seguindo o rasto de seu avô e do seu famoso navio.

Em primeiro lugar, tenho de destacar o ponto forte do filme que é o seu estilo de animação bastante único e bonito. Na minha opinião, as cores pastel e a ausência de contorno a preto funcionam muito bem e conseguem dar-nos a impressão de estar a olhar para uma pintura.


Gostei bastante da Sasha enquanto personagem principal e vale a pena ver a sua evolução ao longo da história: como ela passa de uma rapariga sonhadora e algo ingénua para uma rapariga lutadora e independente. É também interessante ver o constante conflito entre ela e os marinheiros que acabam por não confiar nela por ser, essencialmente, do sexo feminino. De certo modo, esta é uma protagonista bem adequada aos tempos modernos apesar da história decorrer no séc. XIX.



Para além de ser um filme de aventura, é também um filme que se foca muito no papel da família. Temos a relação entre a Sasha e o seu avô que é super ternurenta, e facilmente torces para que no final tudo corra bem e eles se reencontrem. Temos também a relação conflituosa entre dois irmãos que trabalham juntos mas que têm personalidades e atitudes bem diferentes,


Infelizmente,  o enredo é, no fundo, um pouco genérico e previsível nalguns momentos. O ritmo em si é também um pouco lento para um filme de aventura. No entanto, consegue compensar pela atmosfera criada e pela acção decorrer em locais pouco habituais em filmes de animação. Sem dúvida, que o filme consegue transmitir bem a mística e a dureza das expedições marítimas ao Pólo Norte.


Concluindo, recomendo para quem gosta de animação e quer um filme perfeito para os dias frios :D



FICHA TÉCNICA:

🎥 Realizador: Rémi Chayé
📼 1h21m; Animação/Acção/Aventura
♥ 7,0/10

Share:

0 comentários