Polónia | Les Innocentes (2016)


Hoje viajamos até à Polónia com o filme "Les Innocentes" (pt: Agnus Dei) que estreou na passada quinta-feira em Portugal. Este é um filme que tem despertado a atenção em festivais e que, inclusive, venceu o prémio do público da 17ª Festa do Cinema Francês.

Polónia, 1945. Mathilde, uma jovem médica da cruz vermelha, encontra-se numa missão para ajudar os sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. Quando uma freira lhe pede ajuda, esta apercebe-se que existem várias freiras grávidas, fruto da barbaridade dos soldados soviéticos. Incapazes de conciliar a fé com a gravidez, as freiras apoiam-se em Mathilde, a sua única esperança.


Les Innocentes é um filme baseado numa história real vivida por uma médica da Resistência francesa, Madeleine Pauliac, após a II Guerra Mundial. Não conhecia a história mas gostei bastante de a ver retratada neste filme.
Este é um filme que consegue, através de um enredo relativamente simples, abordar várias temáticas, tais como, o impacto da guerra nos inocentes, a dificuldade de manter a fé perante todos os horrores da guerra, o lado negro do ser humano, a colisão do voto de castidade das freiras com uma situação de gravidez/maternidade indesejada, etc...Gostei de ver como as várias Irmãs reagiram de forma diferente à situação e gostava que o filme tivesse aprofundado ainda mais as suas dúvidas e a sua relação com a fé. 

   

Sem dúvida, que as interpretações são bastante boas, principalmente as do trio principal. São interpretações sóbrias e emotivas, sem exageros, que soam bastante autênticas. 
Temos aqui um filme com uma sensibilidade muito feminina que aborda questões também elas muito ligadas à mulherPossui um ritmo lento e é um filme bastante introspectivo que cativa pela atmosfera de medo, trauma e vergonha criada. Marca também pela cinematografia lindíssima, pelas reflexões que provoca e pelos longos silêncios criados.

   


Concluindo, este é um filme que recomendo, especialmente para quem quer ver um filme sobre mulheres, com mulheres e feito por mulheres.





FICHA TÉCNICA:
🎥 Realizador: Anne Fontaine 
🎬 Lou de LaâgeAgata BuzekAgata Kulesza
📼 1h55m; Drama 
♥ 7,4/10

Share:

0 comentários