30 anos, 30 filmes | The gift (2015)

30 anos, 30 filmes é um desafio cinematográfico que eu e o Joaquim temos em conjunto, que começou no fim do ano passado, e que tem como objectivo vermos 30 filmes, um por cada ano da nossa vida. Podem encontrar a lista aqui. Recentemente, vimos o thriller The Gift  (Um presente do passado), lançado em 2015, e foi uma agradável surpresa.

Simon (Jason Bateman) e Robyn (Rebecca Hall) são um jovem casal cuja vida corre como planeado, até que Simon encontra casualmente um antigo colega do liceu, Gordon (Joel Edgerton) e esse acontecimento vai transformar o mundo deste casal num caos angustiante.

The Gift é um thriller que foi lançado em 2015 e que, infelizmente, passou um pouco despercebido na altura. Foi o primeiro filme escrito e realizado pelo actor Joel Edgerton (que também entra no filme) e foi uma excelente estreia.
Basicamente, o enredo do filme é o que consta na sinopse em cima. Simon e Robyn mudam-se no início do filme para uma nova casa e cidade e, durante uma ida a uma loja, eles acabam por se cruzar com um antigo colega de escola de Simon - Gordon. Inesperadamente, este no dia seguinte aparece na casa deles para oferecer uma prenda de boas-vindas e, pouco a pouco, começa a demonstrar um comportamento muito estranho, quase obcessivo em relação ao casal. Contudo, nem tudo é o que parece neste thriller repleto de suspense que consegue subverter alguns dos clichés esperados no género.



Em primeiro lugar, é importante destacar que este é mais do que um típico filme de horror/thriller com stalkers. Desde o início, que nos apercebemos que algo não está bem com a personagem do Gordon e que ele não tem um comportamento muito normal, sendo mesmo uma personagem creepy. Contudo, à medida que o filme vai avançando começamos a questionar a nossa visão da personagem e começamos a perceber que o Simon e a Robyn também têm comportamentos questionáveis. 



As personagens são assim bastante interessantes e enigmáticas e, para tal, contribuiram, em grande parte, as excelentes interpretações por parte do trio de actores. Todos conseguiram mostrar vulnerabilidade em certos momentos e arrepiar-nos noutros.
A realização é também bastante boa, conseguindo com diversos planos lentos acentuar ainda mais a atmosfera de tensão e creepiness.


Concluindo, se gostam de bons thrillers psicológicos não deixem de ver este.


FICHA TÉCNICA:
🎥 Realizador: Joel Edgerton 
🎬 Jason Bateman, Joel Edgerton, Rebecca Hall  
📼 1h48m; Thriller/Mistério 
♥ 7,7/10





Share:

0 comentários